Letramento informacional [recurso eletrônico] : práticas educativas nas bibliotecas do IFTM
Dissertação
Português
Uberaba, MG : [s.n.], 2025.
167 f : il. ; 33 cm.
Orientação do Prof Dr. Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes.
Dissertação (Mestrado)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, 2025.
Inclui bibliografia
Esta pesquisa investigou as práticas educativas relacionadas ao Letramento Informacional (LI) desenvolvidas por bibliotecários nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), considerando a importância do acesso ético e crítico à informação no...
Esta pesquisa investigou as práticas educativas relacionadas ao Letramento Informacional (LI) desenvolvidas por bibliotecários nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), considerando a importância do acesso ético e crítico à informação no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa partiu da compreensão de que, diante da crescente quantidade de informações disponíveis, é necessário que os estudantes desenvolvam habilidades para acessar, selecionar, interpretar e utilizar essas informações de maneira autônoma e consciente. Diante disso, a investigação buscou responder à seguinte questão: quais são as práticas educativas realizadas e os desafios enfrentados pelos bibliotecários para o fomento do LI nas bibliotecas do IFTM? O estudo teve como objetivo geral investigar as práticas de Letramento Informacional (LI) desenvolvidas pelos bibliotecários que atuam nas bibliotecas do IFTM, considerando seus desafios e potencialidades no contexto institucional. Adotou-se uma abordagem qualiquantitativa e exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário aplicado aos bibliotecários da Rede IFTM. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que, embora existam limitações como a falta de tempo, recursos e articulação pedagógica institucional, os bibliotecários realizam práticas significativas de mediação da informação, orientação ao uso de fontes confiáveis, normalização de trabalhos acadêmicos e incentivo à pesquisa, ainda que, em muitos casos, essas ações ocorram de forma não sistematizada ou com pouca integração institucional. Como produtos educacionais, foram desenvolvidos dois guias de usuários um voltado ao uso do Portal de Periódicos da Capes e outro ao sistema Sophia Biblioteca e um folheto explicativo direcionado a professores e alunos, com o intuito de promover o uso qualificado dessas ferramentas e favorecer a autonomia informacional dos usuários. Concluiu-se que o LI, quando inserido no cotidiano das bibliotecas escolares e técnicas, amplia as possibilidades formativas dos estudantes, reafirmando o papel do bibliotecário como agente educativo e a biblioteca como espaço pedagógico essencial no processo de construção do conhecimento.
Palavras-chave: letramento informacional; biblioteca; educação profissional e tecnológica; mediação da informação; ensino e aprendizagem.